
Programação contou com trio elétrico que guiou o público do Espaço Cultural até a Praça do Bosque. A Semana da Diversidade terminou com shows artísticos e culturais. Parada do Orgulho LGBTI+ reúne mais de 2 mil participantes em ato que busca respeito
Acompanhadas de um trio elétrico, mais de 2 mil pessoas marcaram presença na Parada do Orgulho LGBTI+ em Palmas. Essa foi a 20ª edição do evento, que busca celebrar a comunidade por meio da arte. Para a doutora em educação, Jessika Villalon, a programação é uma maneira de destacar a força e resiliência da comunidade.
“O nosso corpo, em tese, já é resistência. Porque, a partir do momento que nós nos tornamos pessoas trans, está implícito em nossos corpos. Estamos sujeitas à violência, xingamentos, porém nós somos pessoas resilientes e fortes. Estamos aqui manifestando a favor de nós enquanto pessoas, enquanto existência humana”, disse.
📱 Clique aqui e siga o perfil do g1 Tocantins no Instagram.
O evento aconteceu neste domingo (15), encerrando a Semana da Diversidade e Inclusão Social. Neste ano, a parada teve como tema “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: vote consciente por direitos da população LGBTI+”.
“Nesses 20 anos, a gente conseguiu saúde trans, nome social, união estável, plano de educação anti-LGBTfóbica. Então, são vários avanços nesses 20 anos”, afirmou o coordenador da Parada, Damião Rocha.
20ª edição da Parada do Orgulho LGBTIA+
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Parada do Orgulho LGBTI+ vai encerrar programação da Semana da Diversidade em Palmas
Concursos com salários de até R$ 3,5 mil chegam aos últimos dias de inscrição; confira
A edição também rendeu homenagens às pessoas que foram peças-chave na construção do movimento no estado, militantes, artistas, ativistas. Cada um com uma história de luta, amor e resiliência.
Para o advogado Silvanio Mota, os 20 anos do evento representam a luta pelos direitos humanos. “Fico muito feliz de que esse movimento não tenha acabado e, pelo contrário, tenha se fortalecido pela luta pelos direitos humanos, pela igualdade da nossa população, e é muito gratificante. Eu acho que a gente tá no caminho certo lutar por essa liberdade, por mais direitos, porque nós temos sociedade mais igual”.
Durante a Parada LGBTI+, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ofereceram serviços de saúde, entre eles aplicação de testes até orientação nutricional.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.























Discussion about this post